Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Juíza pernambucana cria projeto para aumentar número de negros na Magistratura

Publicado por Jusdecisum
há 4 anos

A juíza federal pernambucana Carolina Malta, de 38 anos, chamou atenção nas redes sociais ao anunciar um projeto pessoal para ajudar pessoas negras a se tornarem juízes. Há 16 anos na magistratura, ela decidiu doar seu tempo livre, em feriados e fins de semana, para entrar em contato com os mais afetados pela desigualdade no Brasil e colaborar para mudar esse cenário em um futuro próximo.

O projeto "Por Mais Juízes Negros”, na prática, pretende entregar a oportunidade de aprendizado que um estágio na área da justiça pode oferecer, superando as barreiras de acesso. Qualquer pessoa negra interessada na magistratura pode participar, recebendo informações sobre a carreira, metodologias de estudos e de elaboração de sentenças. O objetivo é oferecer a segurança necessária para que consigam a aprovação em concursos. Não é necessário estar cursando direito, mas ela lembra que esse deve ser um dos objetivos.

"A minha indignação com o racismo remonta à infância, mas só passou a ser objeto de estudo específico a partir do momento em que assumi a vara criminal, em 2014. Através de estudos é possível observar que é ínfimo o percentual de negros na magistratura e isso, logicamente, não decorre do fato de serem menos capazes. O ponto de partida da grande maioria dos negros é desfavorável, o que lhes faz desacreditar de suas potencialidades", afirmou a juíza.

Uma das inspirações para o desenvolvimento do projeto foi a leitura do" Pequeno Manual Antirracista "da autora Djamila Ribeiro. Carolina conta que leu a publicação em menos de duas horas, e um capítulo sobre a prática antirracista a partir da transformação do ambiente de trabalho foi um estalo para colocar a ação em prática.

O panorama atual da magistratura revela em números a disparidade racial ainda existente no país. Apesar de 56,10% dos 209,2 milhões de habitantes do país se declararem negros, segundo o IBGE, apenas 2% dos magistrados no país são negros. Segundo Carolina, mesmo com a importância das políticas de ações afirmativas que viabilizaram o acesso a cursos universitários, o apoio e orientação disponibilizadas no projeto também podem ajudar a reduzir essa desigualdade.

"A desproporção numérica impõe um maior acesso pela necessidade de alterar o posicionamento do negro na sociedade. Ao ingressar nos prédios da Justiça, não pode haver o pressuposto de que o negro está lá nos serviços gerais ou como parte processual. A presença deve ser naturalizada nos papéis de operadores do direito, seja como advogado, defensor, promotor ou juiz", ressaltou.

Carolina Malta ainda lembra que é impossível discutir o tópico sem mencionar o histórico de escravidão no Brasil. Ela cita a Constituição Imperial de 1824, que excluía dos chamados"criados de servirelibertos"do acesso à educação. Nesse cenário, segundo a magistrada, a ideia de igualdade perante a lei ainda é"utópica"e o desequilíbrio provado estatisticamente, é porta para adotar novas ações para diminuí-lo.

Para participar do projeto, basta entrar em contato com a juíza pelo e-mail pormaisjuizesnegros@gmail.com. Através do endereço, a pessoa poderá pegar modelos de sentenças, assistir audiências, ter sentenças corrigidas e outros auxílios.

Fonte: Época

Leia também:

===>>> Levando horas para elaborar petições ? Saiba como você pode ter petições melhores e em minutos.

===>>> Saiba como buscar a revisão da vida toda para seus clientes mesmo após a suspensão do STJ

===>>> Correção do FGTS - Veja como grandes escritórios tem feito para ajuizar a ação de correção de maneira rápida e prática.

===>>> ICMS na Conta de Energia - Conheça as jurisprudências do STF e STJ favoráveis aos consumidores e veja como buscar a restituição para seus clientes.

===>>> Conheça a tese de cobrança do saldo do PASEP dos servidores públicos e descubra como advogados vem fazendo para aumentar seus lucros com ela.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações540
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-pernambucana-cria-projeto-para-aumentar-numero-de-negros-na-magistratura/871444560

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que bela iniciativa! continuar lendo

parabéns douto juízo pelo excelente, projeto, são possa como a sublime magistrada que o pais precisa. continuar lendo

Ainda bem que é um "projeto" e não a criação de "cotas". Parabéns pela iniciativa! continuar lendo

Excelente. Para além das palavras, a magistrada foi para a prática. continuar lendo