Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Ministro Assegura A Réu Direito De Não Ser Preso Imediatamente Se For Condenado Pelo Tribunal Do Júri

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

Resultado de imagem para gilmar mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu salvo-conduto para que um acusado no seja imediatamente preso aps eventual condenao pelo Tribunal do Jri. Segundo o ministro, relator do Habeas Corpus (HC) 176229, a privao de liberdade do condenado, em tais circunstncias, somente pode se dar se houver justo motivo para a decretao da priso preventiva.

No habeas corpus, a defesa do ru, acusado de homicdio, sustenta que a magistrada que preside o Tribunal do Jri de Corao de Jesus (MG) tem o hbito de determinar a execuo provisria da pena na prpria sesso plenria, mesmo que o ru tenha permanecido em liberdade durante a instruo processual. Para comprovar seu justo receio, a defesa apresentou deciso proferida pela magistrada, datada de 14/6/2019, em processo semelhante, por meio da qual ela determina a execuo provisria da pena na sentena condenatria no mbito do Tribunal do Jri. Diante da proximidade do julgamento, previsto para a sexta-feira (4), os advogados pediam a concesso da medida a fim de evitar que o mesmo ocorresse com seu cliente.

Para o relator, a deciso que determina a execuo provisria da pena em razo da condenao pelo Jri “integralmente ilegtima”. Gilmar Mendes citou precedente (HC 174759) no mesmo sentido em que o ministro Celso de Mello afasta o argumento da soberania do veredito do Conselho de Sentena para justificar a priso, uma vez que cabe recurso contra essa deciso.

Ao deferir o salvo-conduto, o ministro determina que a presidente do Tribunal do Jri se abstenha de privar o ru da liberdade em caso de condenao, a no ser que fatos novos justifiquem a decretao da priso preventiva, nos termos dos artigos 312 ou 387, pargrafo 1º, do Cdigo de Processo Penal (CPP).

CF/AD

Veja também

==>> Conheça a tese da cobrança do saldo do PASEP dos servidores públicos e veja como ingressar com ação de cobrança para seus clientes

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes !

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações280
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-assegura-a-reu-direito-de-nao-ser-preso-imediatamente-se-for-condenado-pelo-tribunal-do-juri/763119638

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)