Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Advogado é condenado pela OAB-PE por conceder "muitas entrevistas"

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos
Advogado pernanbucano Rômulo Saraiva, condenado pela OAB/PE por ter dado entrevistas frequentes à imprensa

O advogado Rômulo Saraiva foi condenado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil por simplesmente ter concedido entrevistas à imprensa em 2014. A condenação é do último dia 5.

Em entrevista à ConJur, o advogado afirmou que irá recorrer nas duas instâncias administrativas e, se for preciso, vai procurar a Justiça.

Uma resolução local de 2013 determinava, inicialmente, que os advogados de Pernambuco que não fossem integrantes de conselhos da OAB só poderiam conceder uma entrevista por mês.

No mesmo ano, após reclamações, a resolução foi alterada e o critério objetivo que apontava o número de entrevistas permitidas foi suprimido do texto.

Dentro da entidade, no entanto, ainda vigorava um limite "informal" de três entrevistas por mês, o que motivou o processo contra Rômulo Saraiva.

"A OAB local tenta fazer o controle em relação ao o que os advogados falam com a imprensa e não analisa o conteúdo do que é dito. A norma afronta preceitos constitucionais e viola o direito constitucional à liberdade de expressão e de opinião", disse o advogado.

Processo Sigiloso

Procurada, a OAB-PE afirma que não se pronuncia sobre o caso em razão do Estatuto da Advocacia, que determina sigilo sobre processos éticos.

"Todos os atos do Tribunal de Ética e Disciplina correm de forma sigilosa, como determina o Estatuto da Advocacia, uma lei federal. Os trâmites e os resultados dos julgamentos são comunicados às partes ou aos seus representantes com os devidos fundamentos legais", explica a entidade.

Fonte: Conjur

Receba as decisões dos principais tribunais do país em seu e-mail gratuitamente, cadastre-se em nosso informativo: https://jusdecisum.com.br/informativo-jurídico/

Veja Também:

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

==>> Site disponibiliza E-Book Vade Mecum de Jurisprudência Penal do STJ e STF em questões comentadas, veja como obter o seu.

==>> Especialistas em Direito Processual que integraram a comissão de elaboração do CPC 2015 laçam curso de atualização sobre o Novo Código, veja como se inscrever.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações522
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-e-condenado-pela-oab-pe-por-conceder-muitas-entrevistas/758894119

Informações relacionadas

Censura à expressão: advogado é condenado pela OAB-PE por conceder "muitas entrevistas"

Álvaro Carneiro, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de Queixa-crime - Calúnia e Injúria

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

OAB respondeu as 14 principais dúvidas sobre Publicidade na Advocacia

NAP Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Recursos no processo ético-disciplinar da OAB

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 11 meses

Quais punições o advogado pode sofrer em caso de infração ético-disciplinar na OAB?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)