Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

CCJ Do Senado Aprova Proposta De Lei Para Que Juízes E Advogados Sentem No Mesmo Patamar Nas Audiências.

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos


O Projeto de Lei nº 3.528/19 foi aprovado, no dia 11/09/2019, pela CCJ do Senado, cujo texto altera o artigo do EOAB, instituindo que juízes e advogados fiquem sentados na mesma posição durante as audiências, ou seja, na mesma distância e no mesmo piso.

A iniciativa do PL foi do Deputado Federal Carlos Bezerra do Partido MDB.

A justificativa do deputado para a proposta foi que “a paridade de armas” entre as partes deveria prevalecer em todos procedimentos jurisdicionais, sejam contenciosos ou voluntários. Em rápidas palavras, pode-se dizer que paridade de armas é a igualdade de tratamento entre as partes no curso do processo, em relação ao exercício de direitos e faculdades, aos meios de defesa, aos ônus e deveres, à oportunidade de manifestação e à aplicação de sanções processuais. Essa igualdade alcança a posição topográfica dos patronos dos contendores, que não pode ser privilegiada em relação a nenhum deles, seja no que se refere à proximidade ou ao distanciamento do juiz, seja no que concerne à visibilidade.”

O artigo do EOAB também prevê que não há hierarquia entre magistrados, promotores de justiça e advogados, portanto não há qualquer fundamento para que os assentos de promotores e juízes nas salas de audiências sejam superiores aos dos advogados.

O deputado mencionou, ainda, na sua justificativa o Projeto de Lei Complementar nº 179/2012 que estabelecia à paridade de posição topográfica de membros do Ministério Público e advogados nas audiências judiciais, contudo o projeto foi considerado formalmente inconstitucional e antijurídico.

Quanto ao Projeto de Lei nº 3.528/19 Carlos Bezerra entende que os mesmos vícios que acometeram o Projeto de Lei Complementar nº 179/2012 não prevalecerão “em relação à regulamentação da matéria no que toca aos advogados, por não se tratar de matéria com cláusula de reserva de iniciativa.”

Sendo o Projeto de Lei aprovado, este seguirá para votação no plenário do Senado e não havendo nenhuma alteração no texto será enviado para sanção do Presidente Jair Bolsonaro.

Veja Também:

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

==>> Site disponibiliza E-Book Vade Mecum de Jurisprudência Penal do STJ e STF em questões comentadas, veja como obter o seu.

==>> Especialistas em Direito Processual que integraram a comissão de elaboração do CPC 2015 laçam curso de atualização sobre o Novo Código, veja como se inscrever.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações825
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-do-senado-aprova-proposta-de-lei-para-que-juizes-e-advogados-sentem-no-mesmo-patamar-nas-audiencias/757769430

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Faz diferença sentar no mesmo nível? ah eu ri. Creio que esta paridade deveria ser mais trabalhada na busca de sanar abusos, falta de vontade, (falta de educação é particularidade de cada um), mas intolerância, desrespeito entre outros, haveriam de ser combatidos, quem sabe um dia teremos paridade de verdade. Por mim, suas Excelências podem se abundar onde quiserem, desde que deixem eu fazer meu trabalho e sejam imparciais. continuar lendo

Ótimo comentário colega. Abraços. continuar lendo

Eu gosto e faço questão de sentar ao lado do meu cliente, não estou ali para ter qualquer sensação que satisfaça o meu ego e sim para que o meu cliente sinta que estou com ele dando todo o meu esforço em prol dele. continuar lendo

Brasil: o País que precisa de uma lei para fazer valer o que já está em outra lei. continuar lendo

Entende-se que , se aprovado e sancionado tal projeto de lei, estaremos em uma grande conquista que e a de isonomia.
Todos nós sabemos que aquela tablado mais elevado dos Juízes passam uma visão de superioridade . continuar lendo