Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TJ/RJ: Performance artística em vagões de metrô e trens é inconstitucional

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

t

O Órgão Especial do TJ/RJ declarou a inconstitucionalidade de dispositivo de lei estadual que regulamenta manifestações culturais em estações de barcas, trem e metrô. O parágrafo questionado permitia a realização de performances artísticas no interior das embarcações e dos vagões.

A ação foi movida pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro. Para o parlamentar, é mais razoável que as apresentações dos artistas tenham um espaço reservado, “com maior e melhor fiscalização das regras as serem aplicadas, evitando-se riscos desnecessários que possam ser suportados pelos usuários do transporte público”.

Meio escolhido

Relator, o desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes afirmou que a medida ostenta vício de ordem material, pois fere princípio constitucional: “Nenhum direito ou garantia pode ser exercido em detrimento da ordem pública ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros”, disse.

O magistrado destacou que a lei estadual já garante performances artísticas nas estações de trens, barcas e metrô e que a proibição das apresentações em vagões não causa qualquer prejuízo àqueles que pretendem demonstrar a sua arte.

“Deveras, a difusão das manifestações culturais não pode se dar de maneira a desrespeitar os direitos e garantias de terceiros, em prejuízo do sossego, bem-estar e segurança públicos (…) Dentro desta perspectiva, é preciso assegurar aos usuários, que em sua maioria rumam às atividades profissionais ou retornam à sua casa após exaustiva jornada de trabalho, o conforto, a eficiência, e a segurança a que têm direito pelo consumo do serviço, o que perpassa pelo poder de escolha de assistir, ou não, a determinada manifestação artística ou cultural.”

Assim, por maioria, o TJ/RJ julgou inconstitucional o parágrafo 3º, artigo 4º, da lei estadual 8120/18.

Veja o acórdão.

Fonte: Migalhas

Mais notícias e artigos

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

==>> Como entrar com pedido de restituição de cobrança indevida de ICMS na conta de luz para seus clientes !

==>>DR: Arruda Alvim e DRa: Teresa Arruda Alvim Wambierlançam curso sobre o CPC/2015

==>> Escritórios de advocacia duplicam lucros com cálculos previdênciários acompanhando nova tendência do mercado jurídico.


Para mais notícias e decisões acesse: https://jusdecisum.com.br

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações393
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-rj-performance-artistica-em-vagoes-de-metro-e-trens-e-inconstitucional/724677562

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)