Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Eleição para presidência da OAB de Minas vai parar na Justiça

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos


A eleição mais apertada da história da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada nesse sábado, virou caso de polícia e de Justiça. A polêmica envolve as chapas 1 e 2 – encabeçadas por Sérgio Murilo Braga e Raimundo Cândido, respectivamente – e uma diferença de apenas 111 votos. Segundo colocado na disputa, com 17.965 votos, Braga alega que houve fraude nas eleições e recorrerá à Polícia Federal para que seja aberto um inquérito e à Justiça Federal na tentativa de uma liminar que suspenda o resultado das eleições.

Sérgio Murilo Braga alega que por volta das 21h – a apuração terminou duas horas depois – ele já tinha votos suficientes para vencer a disputa pelo comando da OAB e chegou inclusive a receber ligações de felicitações do terceiro colocado, Sérgio Leonardo, e do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia.

Diante dos números favoráveis, ele conta que a entidade disponibilizou o auditório para a comemoração. No entanto, quando estavam prestes a sair para festejar em um restaurante, foi informado que Raimundo Cândido seria o vencedor. “É evidente que houve uma fraude, infelizmente. É lamentável que a OAB fale em eleições limpas, dignidade, e estamos sendo vítimas de uma fraude criminosa”, afirmou o advogado. Vídeos divulgados na internet e redes sociais mostram a comemoração.

De acordo com Sérgio Murilo, tanto na PF quanto na Justiça Federal será solicitado o recolhimento de todas as cédulas e mapas eleitorais para verificação do resultado. O advogado garante que simpatizantes de todo o estado fotografaram os boletins das urnas e foram encaminhando durante a apuração. O resultado apontaria para a vitória dele. Tanto que a chapa teria desmobilizado os fiscais que acompanhavam a apuração em Belo Horizonte.

O coordenador da campanha adversária, Raimundo Cândido Neto, contestou a versão apresentada por Sérgo Murilo. De acordo com ele, faltavam mais de 2 mil votos quando o segundo colocado iniciou a comemoração da vitória no auditório da OAB.

“Nós aguardamos até a última urna. Eles foram completamente precipitados. Acho que essa manifestação dele é para minimizar a vergonha que está passando do ponto de vista nacional porque comemorou uma vitória antes de esperar totalizar os votos”, argumentou.

FISCAIS

Oficialmente, a OAB anunciou que Raimundo Cândido será o novo presidente da entidade ao ter recebido 18.076 votos. Este será o quinto mandato do advogado à frente da entidade. Sérgio Murilo foi votado por 17.965 advogados e Sérgio Leonardo recebeu 15.466 votos. A votação foi feita em cédula de papel. Somente em Belo Horizonte são 88 seções eleitorais. Dos mais de 70 mil advogados inscritos e aptos a votar, pouco mais de 51 mil foram às urnas.

O presidente da Comissão Eleitoral da OAB, Antônio Marcos Nohmi, afirmou que não houve qualquer notificação oficial a nenhum dos candidatos antes da apuração de 100% das urnas. “Durante todo o processo eleitoral, todos os representantes das três chapas estavam junto conosco recebendo todos os boletins. Elas tinham a possibilidade fazer uma totalização paralela, isso que deve ter acontecido. Só por volta de 23h recebemos o último resultado da última subseção”.

Ainda de acordo com Nohmi, os fiscais indicados por cada uma das chapas acompanharam a totalização até o final e puderam verificar todos os boletins recebidos das seções eleitorais – incluindo o advogado designado por Sérgio Murilo. “Toda a apuração dos votos é feita no local da votação pelos próprios mesários com a presença dos fiscais de todas as chapas que presenciaram tudo e verificaram as atas. A folha de totalização dessas mesas nos era repassada e fomos totalizando de tempos em tempos”, explicou.

Antônio Marcos Nohmi assegurou que não houve nenhuma impugnação das atas de apuração e que a comissão está à disposição para prestar informações sobre quaisquer denúncias envolvendo as eleições. O terceiro colocado nas eleições, Sérgio Leonardo, não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto.

Fonte: www.jusdecisum.com.br

Mais Notícias :

==>> Escritórios de advocacia duplicam lucros com cálculos previdênciários acompanhando nova tendência do mercado jurídico.

==>> Correção do FGTS - Como buscasr a correção do FGTS para clientes, passo a passo !

==>> STF reconhece inconstitucionalidade da cobrança de Taxas de Incêndio pelos municípios, veja como peticionar e ajuizar ações de restituição para das taxas para seus clientes.

==>> Advogados, juízes e promotores estudam o Novo CPC 2015pela internet, saiba como se cadastrar.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações462
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicao-para-presidencia-da-oab-de-minas-vai-parar-na-justica/651323998

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)