Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ministro Luiz Fux valoriza Juizados Especiais como acesso da população carente ao Judiciário

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

Resultado de imagem para fux

O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu os Juizados Especiais como a porta de acesso da população carente ao Judiciário, em razão da eficiência e rapidez no julgamento das ações com baixo custo para os autores. Luiz Fux foi o convidado para a cerimônia de encerramento nesta sexta-feira, dia 23, do 44º Encontro do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

A relação do ministro com os Juizados Especiais no TJRJ foi lembrada pelo presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes), desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto. Na época em que era juiz no tribunal do Rio, antes da sua carreira de já 16 anos no STF, Luiz Fux integrou a comissão responsável pela instalação dos Juizados Especiais no estado e participou do 1º Fonaje, realizado em Santa Catarina. Em sua palestra “Os Juizados Especiais e a Análise Econômica do Direito”, o ministro disse que o Juizado Especial foi a solução para uma Justiça mais efetiva e menos demorada.

Segundo Luiz Fux, o sistema judicial brasileiro incentiva a litigância. “A litigiosidade faz parte do espírito do brasileiro, já que ele só faz acordo quando tem a sensação de Justiça e o sentimento da felicidade” – disse. Ressaltou que nos tribunais de Justiça estaduais e nos de instância superior se avolumam ações e recursos de litigâncias frívolas, sem dar ao magistrado a opção de prioridade para o julgamento.

Os Juizados Especiais aplicam o postulado da eficiência, com processos e linguagem simples, permitindo o fácil acesso ao público e, com isso, praticando o princípio da igualdade.

Iniciado há dois dias, o 44º Fonaje reuniu magistrados para um debate em torno do tema “A Judicialização das Relações Sociais”. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, ressaltou a instalação dos Juizados Especiais em todo o território do estado. Destacou que os Juizados Especiais são uma medida de excelência inovadora. “O Fórum é necessário para o ajuste da prestação jurisdicional dos Juizados Especiais” – disse o presidente. Milton Fernandes lembrou também que, em contatos com juristas de outros países, tem ouvido que a Judicialização está se tornando um fenômeno em outras partes do mundo e não se restringindo apenas em ser um problema do Judiciário brasileiro.

Ao final do evento, o Instituto de Justiça e Cidadania premiou com o troféu “Dom Quixote” empresas e entidades. Receberam o prêmio o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos, entregue pelo desembargador Joaquim Domingos a Celso Belmiro e André Neto; a Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais, entregue pela presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Renata Gil, ao funcionário do TJ e da Cojes Antônio Francisco Ligiero; a Enel – distribuidora Rio, recebido pela sua representante, Joseli Cabral, das mãos da juíza Valéria Pachá; o Banco Itaú, entregue ao seu representante Thiago Correa pelo ex-presidente do Fonaje, Erick Linhares; e o novo presidente do Fonaje, Airson Henrique de Souza entregou o troféu a presidente da Oi, Eurico Telles.

O juiz Aiston Henrique de Souza anunciou a realização do próximo Fórum Nacional em Rio Branco, no Acre.

Participaram da mesa de encerramento, o ministro Luiz Fux, o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, o presidente do Cojes, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues de Souza, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Renata Gil de Alcântara Videira , o presidente eleito do Fonaje, Aiston Henrique de Souza, e Tiago Salles, do Instituto de Justiça e Cidadania

PC/JM

Mais Notícias :

==>> Escritórios de advocacia duplicam lucros com cálculos previdênciários acompanhando nova tendência do mercado jurídico.

==>> Correção do FGTS - Como buscasr a correção do FGTS para clientes, passo a passo !

==>> STF reconhece inconstitucionalidade da cobrança de Taxas de Incêndio pelos municípios, veja como peticionar e ajuizar ações de restituição para das taxas para seus clientes.

==>> Advogados, juízes e promotores estudam o Novo CPC 2015 pela internet, saiba como se cadastrar.

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações440
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações863
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-luiz-fux-valoriza-juizados-especiais-como-acesso-da-populacao-carente-ao-judiciario/651306917

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

só resta pelo menos aqui no estado de sp iniciarem os pagamentos aos conciliadores, pois queiram ou não nós conciliadores desafogamos e muito o judiciário !!! Mas infelizmente não dão valores aos conciliadores e mediadores !!! São salários exorbitantes pagos ao judiciário, verbas, auxílios, etc e aos conciliadores só resta aquela "tapinha nas costas de obrigado" Infelizmente é assim que funciona !!!!!! continuar lendo

Ora, ora, ora, Sr Ministro.

Disse muito bem, belas palavras sobre os Juizados Especiais.

Mas, sempre tem o mais, sentado na sua poltrona de couro bem confortável, com assessores, ar condicionado, verbas de custas, motoristas, etc, etc, vantagens, o JE é uma maravilha.
Precisa passear pelo interior do nosso país, com sol escaldante, aqui, pertinho de nós reles mortais, onde a Prática Forense está bem a quem da sua visão, venha conhecer essa maravilha do JE, onde audiências são marcadas para "agosto", a gosto de Deus, só ele sabe quando e a tal celeridade processual, na velocidade de um Cágado. continuar lendo

facilita o acesso para ter sua ação julgada improcedente... continuar lendo

Parabéns mais uma vitória da democracia continuar lendo